Sunday, March 8, 2009

Por favor, tirem-me estas palavras da frente

Esta tendência de democratização do luxo e respectivo vocabulário já me está a dar nojo. E há palavras que eu já não suporto e que me provocam vómitos mentais (e náuseas e enjoo e mau olhado, todo o tipo de efeitos secundários), são elas:
gourmet
charme (geralmente na variante ‘hotel de’),
golfe (especialmente interessante quando pronunciado “gólfe”; “onde vais?” “vou jogar gólfe. com os meus sapatos de gólfe.” ),
design,
spa,
premium,
prestígio (“ora aqui está uma bróchura de prestígio” – sim, o ó está acentuado de propósito),
degustação
chef (apenas tolerável na expressão “ó chef...”, seguida de assobio com a mão)
lounge


E depois há outras palavras também interessantes que se começam a espalhar de forma preocupante, como fun (o jaime gama é muito pouco fun), happy (as cores dos iron maiden não são nada happy) e outras anglofilias insuportáveis.

2 comments:

Claudia said...

Gosto especialmente quando combinam várias dessas palavras, como é o caso de um espaço de restauração denominado "Sushi Fashion Lounge". (a utilização de "sushi" também me enjoa, e não é por causa do peixe cru) :p

gustavo said...

sim, vai ser interesssante quando começarem a combinar ainda mais estas palavras. nessa altura poderemos ter um hotel golf spa & prestígio ou mesmo uma revista happy fun gourmet golf spa design premium golf e pesca desportiva